NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  LIFE Imperial promove Batismos de Voo
NOTÍCIAS
LIFE Imperial promove Batismos de Voo
2018-10-23

A Câmara Municipal de Castro Verde, enquanto parceiro do LIFE Imperial, atribuiu, através de um passatempo, 5 viagens em paramotor para que os participantes pudessem experienciar o que é voar como uma águia-imperial-ibérica.

 

"Quantos casais de Águia-imperial-ibérica foram confirmados na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde em 2017?" foi a pergunta que permitiu a 5 pessoas realizarem um batismo de voo em paramotor.

 

Através do passatempo "Venha voar como uma águia-imperial-ibérica!", a Câmara Municipal de Castro Verde, enquanto beneficiário associado do LIFE Imperial, ofereceu 5 viagens em paramotor aos primeiros concorrentes que responderam à questão de forma correta: 2 casais. Dos 20 participantes, 16 pessoas deram a resposta certa, e os 5 primeiros concorrentes a responder corretamente participaram logo na primeira hora após o lançamento do passatempo.

 

Este batismo de voo foi inserido no 3º Encontro de Paramotor, organizado pela Associação 100Trilhos, que decorreu durante o fim-de-semana da Feira de Castro, nos dias 20 e 21 de outubro, na Herdade da Cavandela, em Castro Verde.

 

Num voo de cerca de 20 minutos guiado pelo instrutor Ramiro Spinedi, o Luís André, a Carla Griff, o Nelson David, a Ana Silva e a Cláudia Bucur sobrevoaram a vila de Castro Verde e as suas imediações, tendo experienciado a observação do habitat da águia-imperial, que nesta região faz parte Reserva da Biosfera de Castro Verde, “pelos olhos da própria águia”.

 

A escolha desta atividade relaciona-se com a integração da mesma no habitat da espécie e na realidade local da área de intervenção do Projeto: o batismo de voo inserido na 3ª edição do Encontro de Paramotor surge como uma forma de mostrar às pessoas o “olhar/perspetiva” das águias quando voam e exploram os habitats, envolvendo a colaboração de uma associação local e potenciando a divulgação de um evento local.

 

Através deste tipo de atividades, originais e mais dinâmicas, o LIFE Imperial pretende que a educação/sensibilização ambiental alcance o maior número e diversidade de públicos, de diferentes idades e contextos sociais, com abordagens mais apelativas e interessantes. A realização de atividades que são menos comuns de concretizar neste contexto mas devidamente adaptadas para este fim e ajustadas aos objetivos do Projeto são um ótimo modo de perpetuar o conhecimento da espécie, do seu habitat e da necessidade da sua conservação, facilitado pelo facto de estar associado a uma atividade diferente e lúdica.

A equipa do LIFE Imperial agradece imenso o interesse demonstrado por todos os participantes e todo o apoio prestado pela Associação 100Trilhos.

Batismo de voo em Paramotor - participantes