NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Águia-imperial abordada na IX Feira de Caça
NOTÍCIAS
Águia-imperial abordada na IX Feira de Caça
2018-10-30

O LIFE Imperial realizou o colóquio "Compatibilização da Gestão cinegética sustentável de caça menor com a Águia-imperial-ibérica" durante a IX Feira de Caça, em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, no passado dia 26 de outubro de 2018.

A partilha de conhecimento científico e promoção de boas práticas com os gestores cinegéticos e caçadores é fundamental para a conservação da Águia-imperial-ibérica, uma vez que este grupo está diretamente relacionado com a gestão do habitat e as espécies-presa da Águia-imperial.

Deste modo, o Projeto LIFE Imperial em conjunto com a organização da IX Feira de Caça de Mértola, através da Câmara Municipal de Mértola, organizou o colóquio "Compatibilização da Gestão cinegética sustentável de caça menor com a Águia-imperial-ibérica". Nesta conferência, que ocorreu na manhã do dia 26 de outubro, apresentou-se a Águia-imperial-ibérica e as características da sua biologia e ecologia. Estas informações são muito importantes para a compatibilização da atividade cinegética com a sua conservação. Ainda nesta sequência, apresentou-se o Projeto LIFE Imperial, os seus principais objetivos e as ações desenvolvidas até à data.

Durante o colóquio, abordou-se ainda, com particular destaque, o estudo de avaliação do impacto dos predadores nas espécies presa realizado pela FCUL, parceiro do LIFE Imperial, nas ZPE do Vale do Guadiana e de Castro Verde. Seguiu-se o testemunho de um proprietário e agricultor local sobre a adaptação da atividade agrícola e pecuária à existência de predadores e, finalmente, houve espaço para o esclarecimento de dúvidas e exposição de ideias, que contou a intervenção de vários dos cerca de 30 participantes, desde gestores cinegéticos a investigadores universitários.

Este colóquio foi complementado, da parte da tarde, com uma demonstração das equipas cinotécnicas de deteção de veneno da GNR e uma sessão de observação de aves.

A realização deste colóquio enquadrou-se no âmbito da parceria com a Câmara Municipal de Mértola em prol da conservação da Águia-imperial-ibérica.
 

Colóquio "Compatibilização da Gestão cinegética sustentável de caça menor com a Águia-imperial-ibérica"