NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Águias-imperiais também visitam o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho!
NOTÍCIAS
Águias-imperiais também visitam o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho!
2015-03-23

Se está a pensar que as Águias entraram porta dentro pelo CEAVG, desengane-se pois também não foi assim tão espetacular... Mas durante vários dias pairaram sobre o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG), descansaram no eucalipto em frente ao CEAVG ou estiveram pachorrentamente pousadas no chão no meio dos pousios verdes de inverno.

Foi assim... A partir de meados de Fevereiro começamos a notar a sua presença mais assídua, uma observação à hora de almoço outra ao final da tarde, e sabíamos que não se tratava sempre do mesmo indivíduo pois tinham plumagens diferentes. Passamos a estar ainda mais atentos e a notar mais a sua presença. Quando, não se detetavam pela visão, o seu som característico chamava-nos à atenção. Até foi possível gravar o seu som. Já teve oportunidade de as ouvir? Experimente aqui!

No melhor dia tivemos a oportunidade de ver três Águias pousadas no chão enquanto uma estava no eucalipto e duas passaram em voo no sentido nascente. Durante esse tempo não observámos indivíduos com plumagens de adultos, apenas com plumagens de imaturos e sub-adultos.

Pelo início de Março já eram mais de 20 as observações registadas, pelo que se estabeleceram dois novos recordes no Vale Gonçalinho:(i) O número de dias seguidos com observações da espécie (6 dias) e (ii) o número de indivíduos observados em simultâneo (5).

Águia-imperial (plumagem: palhiço) sobrevoando o Vale Gonçalinho