NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Boas Práticas na fotografia de águia-imperial
NOTÍCIAS
Boas Práticas na fotografia de águia-imperial
2018-09-18

No passado dia 15, o LIFE Imperial dinamizou a Sessão de Debate de Fotografia de Natureza “Boas Práticas para a Conservação da Águia-imperial-ibérica”, que contou com a participação especial do fotógrafo profissional Andoni Canela.

 

Quais as motivações que a águia-imperial desperta para a fotografia de natureza e porque existe a necessidade de boas práticas nesta atividade foram alguns dos motes para a Sessão de Debate que o Projeto LIFE Imperial organizou no passado dia 15 de setembro, na Sede da LPN em Lisboa.


Para testemunhar como é possível conciliar a fotografia de natureza com a preservação da águia-imperial, Andoni Canela, fotógrafo do livro "El águila imperial ibérica: El resurgir de una especie amenazada", foi o convidado especial desta sessão de debate. Andoni passou 2 anos a "voar" com as águias-imperiais, sem interferir de modo algum com o seu comportamento, dando assim o seu testemunho sobre o que o motiva na prática da atividade de fotografia de natureza e sobre a necessidade de compatibilização da mesma com a conservação da Águia-imperial e da biodiversidade em geral.


Nesta sessão, que também foi de esclarecimento, foi possível conhecer a biologia e ecologia da espécie para melhor compreender de que modo se pode evitar a perturbação, uma das principais causas de ameaça à sua conservação, bem como de que modo o LIFE Imperial se encontra a atuar no terreno para procurar minimizar este e os restantes fatores de ameaça. Foi ainda abordada a problemática do potencial de perturbação de várias atividades, com destaque para a fotografia de natureza e observação de aves, e da importância das boas práticas, seguindo-se a discussão da proposta de código de conduta e de mapeamento de visitação como instrumentos de apoio para a regulação da atividade de fotografia de natureza e de visita das áreas de ocorrência da Águia-imperial em Portugal.


Este evento reuniu 15 participantes de todo o país, incluindo fotógrafos profissionais e amadores, operadores turísticos, biólogos e simples curiosos, que participaram ativamente no debate, permitindo um aperfeiçoamento destes instrumentos que, após a realização de uma nova sessão direcionada a operadores turísticos, serão divulgados para potenciar a difusão destas boas práticas e, assim, contribuir para a minimização desta ameaça.

 

A LPN integrou esta Sessão de Debate nas comemorações do "Ecology Day", dinamizado em Portugal pela SPECO e que contou com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.

Andoni Canela na Sessão de Debate de Fotografia de Natureza “Boas Práticas para a Conservação da Águia-imperial-ibérica”