NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Conferência final do Programa EURAPMON
NOTÍCIAS
Conferência final do Programa EURAPMON
2015-03-13

Decorreu de 9 a 11 de Março em Múrcia, a Conferência final do Programa EURAPMON da Fundação Europeia de Ciência (ESF), iniciado em 2010 e com término em 2015.

O principal objetivo do Programa EURAPMON é promover a investigação e monitorização de aves de rapina na Europa, assegurando a recuperação das suas populações e dos seus habitats, e reduzir as ameaças químicas para o ecossistema e para a saúde humana.

O Coordenador do Projeto LIFE Imperial esteve presente nesta conferência, divulgando o projeto através da apresentação de um póster intitulado “Securing the Return of the Iberian Imperial Eagle to Portugal”. Foi descrito sumariamente o declínio e extinção da espécie em Portugal, enquanto espécie reprodutora, a partir do final da década de 70 e a sua recuperação e regresso, ocorrido apenas em 2003. A necessidade de assegurar o regresso e a expansão da Águia-imperial-ibérica em Portugal justifica a implementação de um conjunto de ações de conservação previstas no projeto LIFE Imperial. Foi dado especial destaque ao trabalho que está a ser realizado no âmbito da redução do impacto de linhas elétricas relativamente ao risco de eletrocussão e da luta contra o uso ilegal de veneno no meio natural.

Participando nestes encontros, o Projeto LIFE Imperial pretende criar uma rede de contactos para intercâmbio de conhecimento e experiências com equipas a trabalhar em projetos similares e a implementar o mesmo tipo de ações de conservação para a espécie, em simultâneo com a divulgação do projeto e das atividades previstas.