NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  “Diários da Natureza” em Castro Verde
NOTÍCIAS
“Diários da Natureza” em Castro Verde
2017-06-06

O LIFE Imperial organizou um fim de semana especial para descobrir mais sobre os territórios da Águia-imperial no concelho de Castro Verde através da ilustração e da fotografia.
 

Os “Diários da Natureza” incluíram duas atividades, a 2ª edição do “Diário gráfico” e o “Diário fotográfico”, que decorreram nas manhãs de 3 e 4 de Junho no concelho de Castro Verde. Estas atividades levaram os participantes a descobrir os territórios da Águia-imperial através da ilustração e da fotografia e inseriram-se nas comemorações dos 25 anos do programa LIFE da Comissão Europeia e do Dia Mundial do Ambiente.
 

Após o sucesso da 1ª edição do “Diário gráfico”, nesta 2ª edição voltámos a convidar o ilustrador Marco Nunes Correia e visitámos o “altar do céu” na N. Sra. de Aracelis, Castro Verde, durante a manhã de dia 3. Deste miradouro, o Marco fez-nos viajar pelo incrível mundo da ilustração de aves e da natureza, impressionando com a representação de pormenores subtis da sua anatomia e plumagem.
 

No dia 4, o “Diário fotográfico” iniciou-se na aldeia de Namorado e seguiu pelo percurso pedestre em direção ao São Pedro das Cabeças, onde António Peleja detalhou o essencial do equipamento e técnicas fotográficas a utilizar em fotografia de natureza. Durante esta sessão foi ainda abordada pela equipa do LIFE Imperial a necessidade da adoção de boas práticas em fotografia de natureza de forma a não perturbar as aves durante os períodos mais críticos do seu ciclo de vida.
 

Explorar o território da rara Águia-imperial de uma forma diferente, sensibilizando os participantes e promovendo o conhecimento da espécie, a sua conservação e a importância da Rede Natura 2000 foram os principais objetivos desta iniciativa. O Projeto LIFE Imperial inclui uma forte componente de sensibilização e educação ambiental através de um conjunto de ações dirigidas a diferentes públicos. 

“Diários da Natureza” em Castro Verde