NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  LIFE Imperial lança conto infantil
NOTÍCIAS
LIFE Imperial lança conto infantil
2018-11-20

O Município de Castro Verde e a LPN – Liga para a Proteção da Natureza têm o prazer de informar que o livro “As aventuras de Aquiles e Albertina” da autoria de Liliana Barosa e com ilustrações de Paulo Alves será lançado no dia 24 de novembro, às 15h00, no Fórum Municipal, em Castro Verde. O livro será apresentado com a presença da autora numa sessão que contará com a leitura desta história e a realização de ilustrações ao vivo pelo ilustrador.


O livro “As aventuras de Aquiles e Albertina” é um conto infantil que nos convida a acompanhar duas águias-imperiais durante o seu desenvolvimento, todos os desafios e todas as conquistas para sobreviverem. Através das diferentes personagens, o livro explora o comportamento da águia-imperial-ibérica, espécie “Criticamente em Perigo”, e as ameaças que enfrenta diariamente em Portugal.

 

O lançamento do livro insere-se no Dia Aberto do LIFE Imperial que se realizará em Castro Verde no dia 24 de novembro, a partir das 11h00. Este evento pretende divulgar as atividades de conservação da águia-imperial que estão a ser realizadas em Portugal no âmbito deste Projeto e inclui ainda outras atividades como uma Gincana para crianças, jovens e famílias sobre a conservação da águia-imperial, a inauguração da exposição “A extraordinária águia-imperial-ibérica” e uma sessão informal de apresentação do projeto LIFE Imperial.

 

Para visualizar o conto em formato digital ou descarregar em PDF consulte as publicações deste website.

 

----------------------------------------------------


Liliana Patrícia Gomes Barosa (Autora)
Foi em Vieira de Leiria que nasceu em 1985, mas entre os estudos e o trabalho percorreu o país; atualmente vive em Castro Verde, onde é uma das biólogas de campo do Projeto LIFE Imperial.
O gosto pela natureza vem de pequena, par a par com o meio em que cresceu, o ser Escuteira, o fascínio pela Biologia e a paixão pela recuperação e conservação de animais selvagens.
O gosto pela escrita nasceu num livro dourado de poemas, passou por um blog pessoal e culminou agora na escrita do seu primeiro conto infantil, onde lhe foi possível juntar estas duas paixões.

 

Paulo Alexandre Marques Alves  (Ilustrador)
Nasceu em Abrantes em 1989, cidade onde vive atualmente. Em criança desenvolveu uma enorme paixão pelo meio natural; aos 12 anos comprava os seus primeiros binóculos e saía de casa para observar aves, motivado pela curiosidade de saber mais e mais sobre a ornitologia. Esse fascínio pelos seres alados juntou forças com uma aptidão para o desenho e, enquanto devorava livros ilustrados pelos seus artistas prediletos, dava os primeiros traços a carvão e só mais tarde usou a cor, tendo a aguarela e o acrílico como meios artísticos preferenciais. Atualmente, para além de lecionar técnicas de pintura num atelier privado, trabalha com empresas de consultadoria ambiental em projetos de conservação e monitorização de aves migradoras.

Ilustração da capa do livro "As aventuras de Aquiles e Albertina" (Ilustrador: Paulo Alves)