NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  LIFE IMPERIAL na ZPE do Tejo Internacional
NOTÍCIAS
LIFE IMPERIAL na ZPE do Tejo Internacional
2018-05-25

O LIFE Imperial esteve no concelho de Idanha-a-Nova, a dinamizar o Dia Aberto à população e que também encerrou as atividades de educação ambiental que decorreram nesta área durante o ano letivo 2017-2018.

Associando as celebrações do Dia da Rede Natura 2000 (21 de maio) e do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), o Projeto LIFE Imperial dinamizou um Dia Aberto em colaboração com a União de Freguesias de Zebreira e Segura, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI). O Dia Aberto decorreu em Segura, aldeia pitoresca da Beira Baixa e de onde é possível contemplar o Canhão do Erges, imponente geomonumento do Geopark Naturtejo, que delimita a fronteira com Espanha.

O Dia Aberto iniciou-se de manhã, nas instalações da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Segurense, com uma apresentação sobre a Águia-imperial-ibérica e o Projeto LIFE Imperial, seguido de um debate sobre os temas apresentados. À tarde decorreu a demonstração da equipa cinotécnica da GNR de deteção de venenos afeta ao Comando Territorial de Castelo Branco. Estas equipas do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR, formadas pela primeira vez em Portugal no âmbito do LIFE Imperial, são um contributo decisivo para o controlo do uso ilegal de venenos em Portugal, como foi confirmado pela eficácia da deteção, pelos cães, dos iscos e cadáveres durante a demonstração. O evento continuou com uma visita ao CIB – Centro de Interpretação da Biodiversidade “Terras de Idanha”, que se localiza imediatamente antes de atravessar a fronteira para Espanha pela ponte romana, num antigo posto da guarda que foi transformado no atual CIB e que documenta a extraordinária biodiversidade do concelho.

Realizou-se ainda um percurso pedestre para observação de aves junto ao Canhão do Rio Erges, tendo sido possível observar nas suas escarpas graníticas numerosos Grifos e outras espécies como o Abutre-preto, o Britango e a Cegonha-preta.

Este foi o cenário escolhido pelo LIFE Imperial para dinamizar estas atividades do Projeto nesta região, classificada como Zona de Proteção Especial do Tejo Internacional, Erges e Pônsul da Rede Natura 2000, e que em 2017 contava com 4 casais conhecidos de Águia-imperial-ibérica.
O Dia Aberto encerrou também as atividades de sensibilização e educação ambiental em escolas desenvolvidas durante o ano letivo de 2017-2018 nesta ZPE (com especial incidência nas localidades do Ladoeiro, Zebreira e Segura).

No mês de maio foram ainda desenvolvidas outras ações de Sensibilização e Educação Ambiental nesta região: no dia 12 de maio, um grupo de professores visitou Penha Garcia e Segura para observação da biodiversidade e da geologia no Tejo Internacional, no âmbito de uma ação de formação promovida pela LPN; nos dias 16 e 17 de maio, decorreram em Segura quatro saídas de campo com alunos do Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo das Escolas de Zebreira e Ladoeiro, incluindo uma visita guiada ao CIB. Estas saídas de campo acontecem depois das atividades de sensibilização em sala de aula que decorreram este ano letivo, no âmbito das Ações de Educação Ambiental do Projeto na ZPE do TIEP, e contaram com a colaboração do Serviço Educativo do Município de Idanha-a-Nova.

Com a organização deste tipo de atividades nas várias ZPE da área de intervenção do Projeto pretende-se divulgá-lo a vários setores da população, sensibilizando-os para a conservação das espécies e dos seus habitats, em particular de espécies criticamente em perigo muito raras como é o caso da Águia-imperial-ibérica.
 

Visita ao Centro Interpretativo da Biodiversidade em Segura