LPN – Liga para a Protecção da Natureza - LIFE IMPERIAL
Início  /  PROJETO  /  EQUIPA  /  LPN – Liga para a Protecção da Natureza
LPN – Liga para a Protecção da Natureza
 
Rita Alcazar
Supervisora

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com especialização em Zoologia e Biologia da Conservação, e com Mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou em Investigação Científica na área da Zoologia e Biologia da Conservação entre 1998 e 2002. Desde 2002 que trabalha na coordenação da LPN em Castro Verde, com especial enfoque na conservação de aves estepárias e o seu ecossistema, nomeadamente a articulação com as questões agrícolas, o que tem envolvido diversos projetos de investigação e conservação da natureza. Entre os projetos de conservação que coordenou destacam-se o projeto LIFE Peneireiro-das-torres (2002 a 2006) e o Projeto LIFE Estepárias (2009 a 2012), ambos premiados pela Comissão Europeia como "Best LIFE Projets". Em 2013 assumiu a supervisão geral do Projeto LIFE Charcos, e posteriormente em 2014 assumiu também a supervisão geral dos Projetos LIFE Saramugo e LIFE Imperial.

 
 
Paulo Marques
Coordenador

Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Biologia- Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa (2004). Foi investigador em diversas instituições científicas internacionais e nacionais, incluindo o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o ISPA-Instituto Universitário com as quais ainda colabora, tendo publicado diversos trabalhos científicos sobre a ecologia e comportamento de aves. Atualmente, assume funções de coordenação do LIFE Imperial.

 
 
Liliana Barosa
Técnica de Biologia

Licenciada em Biologia e Mestre em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas pela Universidade de Aveiro. Colaborou entre 2007 e 2010 com os centros de recuperação de fauna selvagem CERVAS e RIAS geridos pela Associação ALDEIA, como coordenadora dos departamentos de educação ambiental e divulgação, assim como responsável pelas questões biológicas, ecológicas e de conservação. Estagiou depois no departamento de reabilitação do GREFA – Madrid, onde colaborou com vários projetos de investigação e com o departamento de cria em cativeiro. Iniciou o trabalho com a LPN em 2012 como técnica do Projeto LIFE Estepárias e, em 2013, prosseguiu-o com a realização do Projeto Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda. Em 2014, colaborou com o Projeto LIFE Charcos, como Técnica de Educação Ambiental e Comunicação. No LIFE Imperial terá como principais tarefas o planeamento e execução de trabalho de campo e ações de monitorização, acompanhamento e execução de ações de conservação do projeto, apoio na elaboração de atividades de sensibilização ambiental e de materiais de divulgação e realização de relatórios técnicos.

 
 
Hugo Lousa
Técnico de BIOLOGIA

Licenciado em Biologia e mestre em Ecologia, Ambiente e Território pela FCUP.
Os seus principais interesses centram-se na biologia da conservação, ecologia, ornitologia e métodos aplicados ao estudo da distribuição e abundância das espécies (maioritariamente fauna).
Iniciou o trabalho com a LPN em 2012 como técnico do Projeto LIFE Estepárias. No LIFE Imperial terá como principais tarefas o planeamento e execução de trabalho de campo e ações de monitorização, acompanhamento e execução de ações de conservação do projeto, apoio na elaboração de atividades de sensibilização ambiental e de materiais de divulgação e realização de relatórios técnicos.
Substituiu o técnico Bruno Martins.

 
 
Rui Constantino
Técnico de Ambiente

Técnico da LPN desde 2006, com participação anterior em projetos de marcação e seguimento de aves estepárias, monitorização de linhas elétricas, monitorização e anilhagem de Peneireiros-das-torres e colaboração em projetos LIFE (LIFE Peneireiro e LIFE Estepárias). Possui atualmente diversas tarefas relacionadas com o PCVS – Programa Castro Verde Sustentável da LPN, colaborando ainda nas várias ações de campo do LIFE Imperial, tais como monitorização da população de Águia-imperial-ibérica, vigilância de ninhos, prospeção de novos territórios e implementação de ações de gestão concreta. Possui enorme gosto e conhecimento sobre aves de rapina e particular interesse pelo tema de seguimento e marcação de exemplares.

 
 
Maria Lopes
TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTAS

Licenciada em Direito Público e Privado pela Université du Hainaut Cambrésis (Valenciennes, France).
Técnica da LPN, desde Abril de 1999, na área de secretariado, administração e de contabilidade.
Substituiu o técnico Manuel Gouveia da Silva.

 
 
Carlos Pacheco
Técnico de Biologia

Licenciado em Biologia, e Mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra. Especializou-se na ecologia, biologia e conservação de diversas espécies de avifauna, tendo como área de atividade principal a conservação de espécies ameaçadas e a gestão de sistemas biológicos. Trabalhou em diversos projetos de conservação de espécies ameaçadas (cegonha-preta, caimão, abutres, grandes águias, aves estepárias), destacando-se os projetos LIFE Reintrodução do Caimão no Baixo Mondego e LIFE Habitat Lince Abutre. Entre 2007 e 2013 trabalhou numa empresa de consultadoria na área do ambiente, com destaque para a conservação, gestão e exploração sustentável de sistemas biológicos e na avaliação e minimização de impactes, tendo colaborado com outras empresas e universidades em diversos projetos de conservação e investigação. Colabora regularmente com o ICNF, tendo participado, entre outros trabalhos, na realização e coordenação de diversos censos nacionais de espécies ameaçadas, na elaboração do Livro Vermelho dos Vertebrados, no Plano Sectorial da Rede Natura 2000, no Atlas das Aves que nidificam em Portugal e na Estratégia Nacional para a Conservação das Aves Necrófagas. Atualmente, é consultor do Grupo de Trabalho da Águia-imperial-ibérica e integra a equipa da LPN do LIFE Imperial.

 
 
Bruno Martins
Técnico de Biologia

Licenciado em Biologia e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde 2009, tem integrado e colaborado com a UBC-UE e com o CIBIO-UP em vários projetos de investigação científica, de monitorização e conservação de vertebrados e dos seus ecossistemas. Entre 2011 e 2014, foi o técnico do CIBIO-UP responsável pelo desenvolvimento e execução dos trabalhos do projeto LIFE Trachemys. Iniciou o trabalho com a LPN em 2014 como técnico do projeto LIFE Imperial, onde terá como principais tarefas o planeamento e execução de trabalho de campo e ações de monitorização, acompanhamento e execução de ações de conservação do projeto, apoio na elaboração de atividades de sensibilização ambiental e de materiais de divulgação e realização de relatórios técnicos.

 
 
Raquel Alcaria
Técnica de Comunicação e Educação Ambiental

Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e detentora do curso de mestrado em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora. Estagiou no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, onde recolheu dados para estudar o treino de caça de crias. Foi responsável pela implementação do Programa de Educação Ambiental do Projeto LIFE Bonelli “Conservação de populações arborícolas de Águia de Bonelli em Portugal” em dezenas de escolas do Alentejo e Algarve. Posteriormente, trabalhou no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva em projetos europeus relacionados com a Formação de Professores no âmbito do Ensino Experimental das Ciências, onde exerceu funções de formadora e supervisora pedagógica, tendo colaborado na produção e revisão de vários materiais didáticos. Integrou a equipa da LPN do Projeto LIFE Imperial em novembro de 2014, sendo responsável pela comunicação, sensibilização e educação ambiental do projeto.

 
 
Cristina Madeira Baião
Técnica de Comunicação e Educação Ambiental

Licenciada em Biologia Marinha pela Universidade de Bangor, País de Gales e Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora. Iniciou o trabalho com a LPN em 2014 como técnica de comunicação e educação ambiental no Projeto LIFE Charcos “Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal”. Responsável pelas componentes de comunicação e educação ambiental nas escolas das áreas de intervenção do Projeto LIFE Imperial.
Substituiu a técnica Raquel Alcaria.

 
 
Manuel Gouveia da Silva
Auditor Financeiro

Licenciado em Contabilidade pela Universidade Lusíada de V. N. Famalicão e com pós-graduações em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais (ISEG-Lisbon) e Economia e Gestão das Instituições sem Fins Lucrativos (ISEG-Lisbon), iniciou a sua atividade como técnico da LPN em 2011 como Assistente de Coordenação do Projeto LIFE Natureza “Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal”, onde teve como principais funções a assistência à coordenação do projeto em tarefas administrativas e financeiras, articulação com os beneficiários associados e contactos com as partes interessadas, reporte financeiro para a Comissão Europeia  e assessoria à Direção Financeira da LPN.  Atualmente desempenha funções de Secretário Executivo e Auditor Financeiro do Projeto LIFE Imperial.