Início  /  PROJETO  /  AÇÕES  /  AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE RESULTADOS

Estas Ações incluem atividades de informação, participação pública, sensibilização ambiental e divulgação do Projeto e dos seus resultados, da Rede Natura 2000 e do programa LIFE, dirigidas tanto para o público em geral como para agentes locais que possam beneficiar da experiência do Projeto, e têm como objetivo facilitar a execução do Projeto e fomentar a conservação da espécie e do seu habitat. Neste contexto, desenvolvem-se ainda as ações de educação ambiental. Esta tipologia de Ações engloba ainda uma série de ações de suporte à comunicação e disseminação do resultados do Projeto como o desenvolvimento do logotipo e do sítio de internet do Projeto ou a articulação com a comunicação social.



Desenvolvimento de logotipo do Projeto e da linha editorial

Esta Ação tem como objetivo a produção de um logotipo identificativo do Projeto (principal imagem de marca) que será utilizado em todos os materiais e produtos do Projeto. A linha editorial, definida com base no logotipo, pretende criar uma imagem coerente ao nível da edição dos vários materiais e ferramentas de comunicação do Projeto.



Desenvolvimento da página internet do Projeto

Pretende-se criar uma página de internet do LIFE Imperial que seja um dos veículos de comunicação mais importantes para divulgar o Projeto a nível nacional e internacional a partir de uma versão bilingue (Português e Inglês).



Produção de materiais de comunicação

Esta Ação tem como objetivo a disseminação de conhecimento sobre a espécie, as suas ameaças e sobre as ações e resultados do Projeto, de modo a sensibilizar a população para a conservação da águia-imperial-ibérica. Com a diversidade de materiais previstos pretende-se abranger diferentes públicos – técnicos de ambiente, decisores políticos, crianças, jovens, professores e população em geral.



Ações de Educação Ambiental para o público infanto-juvenil

Esta Ação tem como objetivo principal sensibilizar as comunidades escolares e promover a participação ativa das crianças na sensibilização das populações locais. Para além das atividades a realizar com as escolas, durante os períodos letivos, serão também realizadas atividades em formato de ATL.



Promoção das Boas Práticas no turismo e fotografia da natureza

Esta Ação pretende sensibilizar, discutir e estabelecer um conjunto de boas práticas para o turismo e fotografia da natureza, com a finalidade de estabelecer um mapeamento e um Código de Conduta para estas atividades.



Reforço da eficácia de instrução de processos jurídico

Nesta Ação pretende-se aumentar a consciencialização dos diversos agentes associados à instrução de processos de condenação - desde as entidades fiscalizadoras que fazem a prospeção e recolha das provas, até aos juristas e magistrados que instruem os processos e aos juízes que atuam em tribunal - para a importância de se obter resultados concretos em situações de incidentes de perseguição a espécies protegidas, como é o caso da águia-imperial-ibérica. Através desta Ação, pretende-se criar um grupo de trabalho multidisciplinar, efetuar ações de formação e seminário para juízes e magistrados, e elaborar um manual enquadrador dos procedimentos relacionados com a instrução de processos.



Atividades de sensibilização para o público em geral

Esta Ação prevê a realização de atividades dinâmicas e lúdicas com a apresentação do Projeto e da águia-imperial com possível observação da espécie. Pretende-se assim sensibilizar diferentes públicos para a importância da conservação da espécie, através de experiências originais e marcantes.



Formação sobre Identificação e Conservação de Aves de Rapina

Esta Ação tem como principal objetivo contribuir para a divulgação e formação técnica sobre vários aspetos relacionados com a identificação, o estudo científico, as ameaças e a conservação de todas as aves de rapina que ocorrem em Portugal, com especial destaque à águia-imperial. Esta iniciativa é especialmente direcionada a elementos de entidades como a GNR/SEPNA e o ICNF, mas encontrar-se-á aberta ao público em geral.



Workshops e Seminário

Esta Ação prevê a realização de 3 atividades distintas, organizadas pela LPN com a colaboração de várias entidades: Workshop I “Tratamento e Recuperação de Grandes Águias”, Workshop II “Gestão cinegética sustentável de caça menor” e o “Seminário Internacional sobre Conservação da Águia-imperial”.



Articulação com a comunicação social

Esta Ação tem como objetivo a divulgação do Projeto junto dos meios de comunicação social (internet, jornais, revistas, rádios e televisão), enquanto importante veículo de disseminação de informação para um público mais vasto.



Criação e colocação de Placas Informativas sobre o Projeto

O objetivo desta Ação é promover o Projeto nas 4 ZPE alvo de intervenção e especificamente nos locais onde são implementadas Ações de Conservação Concretas.



Realização de relatório não-técnico

No final do Projeto será realizado um relatório não-técnico para um público mais vasto e não especializado.



Promoção da Rede Natura 2000 e envolvimento das Partes Interessadas

Com esta Ação pretende-se estabelecer e promover canais de comunicação com as partes interessadas e necessárias à conservação a longo prazo da águia-imperial em Portugal, em particular nas ZPE de Castro Verde, Vale do Guadiana, Mourão/Moura/Barranco e Tejo Internacional, Erges e Pônsul, promovendo a Rede Natura 2000. Através dos resultados e informação obtida com este Projeto, espera-se contribuir para o processo de planeamento e gestão da Rede Natura 2000. Assim, a partilha de informação com as autoridades nacionais, proprietários e todos os principais intervenientes na gestão de áreas dentro da Rede Natura 2000, irá permitir uma gestão adequada desta área de acordo com os interesses de todos.