NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Congresso Ibérico de Ornitologia
NOTÍCIAS
Congresso Ibérico de Ornitologia
2016-04-27

O LIFE Imperial apresentou no Congresso Ibérico de Ornitologia os estudos de base que estão a ser desenvolvidos para dar apoio às ações de conservação e monitorização do projeto, em especial os estudos relacionados com a eletrocussão de avifauna em linhas elétricas.


A minimização desta ameaça constitui um objetivo importante do projeto, pelo que o LIFE Imperial apoia duas teses de mestrado em Biologia da Conservação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Estes trabalhos, agora apresentados em formato de póster, tiveram como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a probabilidade de eletrocussão em apoios da rede elétrica e identificar a causa de morte e fatores limitantes da determinação da taxa de mortalidade por eletrocussão em linhas elétricas. Os resultados obtidos revelam que a correção de apoios perigosos de linhas elétricas é uma medida prioritária para a conservação da avifauna.


A equipa do projeto apresentou ainda um póster com os resultados da avaliação da eficácia de métodos de cobertura de proteção de condutores para minimizar a eletrocussão em áreas prioritárias para a Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti). A avaliação da eficácia dos diferentes métodos de correção usados em Portugal em linhas de transporte de energia ajudam a definir o método de correção mais eficaz a aplicar nas ações do LIFE Imperial.


Este encontro foi organizado conjuntamente pela SPEA com a SEO/BirdLife, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e reuniu mais de 200 participantes entre investigadores, ornitólogos e estudantes, promovendo a troca de conhecimentos.

Congresso Ibérico de Ornitologia