
O Festival Terras Sem Sombra, na sua 11.ª edição, decorre de 14 de Março a 4 de Julho em oito concelhos do Baixo Alentejo. Este Festival itinerante de Música Sacra percorre importantes monumentos históricos e religiosos da Diocese de Beja, associando-os à música e à valorização da Biodiversidade. Estão agendados vários concertos nas principais igrejas de cada concelho e atividades de voluntariado para a salva¬guarda da biodiversidade com a participação de um público diversificado.
Foi neste contexto que se realizou no dia 24 de Maio, em Castro Verde, a atividade “De Olho nas Águias". Uma manhã de Domingo solarenga com uma primeira paragem no Salto, onde os participantes puderam assistir ao tender da massa e à cozedura do pão alentejano no forno tradicional da aldeia.
No ponto alto da Sra. de Aracelis (que deriva da palavra “Ara-coeli” e significa altar dos céus), os participantes tiveram a oportunidade de visitar a pequena Ermida, ouvir falar da sua história, das romarias, da transumância e das gentes da terra. A LPN e o ICNF divulgaram a Biodiversidade associada à estepe e ao montado, paisagens caraterísticas da região. Foi apresentado o Projeto LIFE Imperial e explicada a importância da conservação das águias, em especial a Águia-imperial-ibérica, classificada como “Criticamente em Perigo”. Deste local, privilegiado para a observação de aves, avistaram-se Águias-d’asa-redonda, Grifos e Abetardas.
Uma surpresa estava ainda reservada para o final da manhã, os participantes assistiram à libertação de uma Águia-d'asa-redonda. Esta águia foi encontrada ferida, tendo sido recuperada no RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens e devolvida à Natureza pela equipa da LPN.
Seguiu-se o almoço com uma açorda alentejana no restaurante Aracelis e com o pão quente cozido durante a atividade. O almoço foi muito bem acompanhado pelo grupo coral "Os Ganhões" que dinamizou uma oficina de Cante Alentejano onde as modas alentejanas foram cantadas e dançadas por todos. Esta atividade organizada pela Diocese de Beja em colaboração com o ICNF, a LPN e a Câmara Municipal de Castro Verde juntou mais de uma centena de pessoas num espírito de grande fraternidade.
