
A manhã de dia 25 de Junho foi mais colorida na Aldeia de Namorados, concelho de Castro Verde, onde decorreu a atividade “Diário Gráfico da Natureza”, inserida nas ações de sensibilização do LIFE Imperial.
O gosto e a curiosidade pela ilustração foram o pretexto para levar miúdos e graúdos mais próximo dos territórios da Águia-imperial. Marco Nunes Correia, ilustrador premiado a nível nacional e internacional, guiou os participantes por uma viagem ao mundo da ilustração da biodiversidade. Durante a atividade foram abordadas as várias vertentes do desenho de campo (pesquisa/investigação, contemplativa/lúdica), noções básicas de desenho, bem como a importância do desenho nas nossas vidas.
A mesa retangular do largo da aldeia foi o local perfeito para expor os muitos cadernos de campo do ilustrador, verdadeiros tesouros artísticos da ilustração da biodiversidade dos vários cantos do país e do mundo. Observar o Marco a desenhar em “tempo real” a flor cor-de-rosa do Loendro em aguarela foi uma oportunidade sublime de aprendizagem e de inspiração para o exercício prático final de cada participante.
Entre desenhos e conversas sobre as técnicas, os materiais, o traço, a luz e as sombras, compreendemos que desenhar nos leva a observar pormenores aos quais habitualmente não prestamos importância. "Ao desenhar deparamo-nos, por exemplo, com a necessidade de saber o número de pétalas de uma margarida”, comentou Marco Correia.
Se ficou curioso, não perca a próxima edição do “Diário Gráfico da Natureza” a anunciar brevemente na agenda do LIFE Imperial.
