Início  /  Agenda
Agenda
Seminário “Conservação de Aves de Rapina”
14 de Novembro de 2019 ao 16 de Novembro de 2019
Castro Verde

SEMINÁRIO FINAL | LIFE Imperial

Information in english HERE.

 

++++ NOVO prazo para submissão de resumos: 30 de setembro de 2019 ++++

 

APRESENTAÇÃO

 

Data: 14 a 16 de novembro de 2019
Local: Cineteatro de Castro Verde, Portugal

 

A Comissão Organizadora do Seminário “Conservação de Aves de Rapina” tem o prazer de o convidar a participar neste evento realizado no âmbito do Projeto LIFE Imperial “Conservação da Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) em Portugal”, que ocorrerá em Castro Verde (Portugal), de 14 a 16 de novembro de 2019.


Este Seminário pretende ser um encontro internacional sobre a conservação da Águia-imperial e outras grandes águias e abutres. Visa a divulgação dos resultados obtidos no âmbito do LIFE Imperial e a troca de conhecimentos e de experiências internacionais, relativas às diversas espécies, e que permitirá uma conservação mais eficiente das aves de rapina, particularmente as grandes águias e os abutres.


O evento incluirá sessões plenárias, apresentações orais e pósteres, bem como outras atividades, tais como saídas de campo, workshops e exposições, e ainda alguns momentos culturais. Destina-se a investigadores, biólogos, veterinários, estudantes, autoridades e público em geral.


O idioma principal do Seminário será o português, sendo que poderão ocorrer algumas comunicações em inglês ou espanhol.


A participação é gratuita mas com inscrições obrigatórias e limitadas.

 

 

LOCAL

 

O Seminário terá lugar no Cineteatro Municipal de Castro Verde. Este espaço encontra-se localizado no centro da vila de Castro Verde, Beja, Portugal.


Cineteatro Municipal de Castro Verde
Praça da Liberdade
7780-134 Castro Verde
Coordenadas GPS: 37.6996319, -8.0860456

 

 


 

 

PROGRAMA

 

O Seminário incluirá dois dias com sessões plenárias de 30 minutos dos oradores convidados, seguidas de apresentações orais de 15 minutos. Os pósteres serão expostos durante todo o evento, tendo sessões específicas durante as pausas para café. O terceiro dia será dedicado a um conjunto de atividades adicionais a anunciar (por exemplo, saída de campo).


O programa diário detalhado está a ser preparado e estará disponível brevemente.
 

ORADORES CONVIDADOS:

 

 

Miguel Ferrer

 

Miguel Ferrer é professor investigador do Conselho Nacional de Pesquisa de Espanha (CSIC) e trabalha na Estação Biológica de Doñana (EBD). É o diretor da “Raptor Research Foundation” (US) desde 1998 e é presidente da Fundação Migres desde 2003. Em 2012, foi nomeado coordenador institucional do CSIC na Andaluzia. Recebeu o prémio Frank e Frederick Hamestron em 2005 por excelência na investigação científica e conservação de aves de rapina, e o prémio Watson Raptor Price Science 2013, entre outras distinções.

 

Desde 1992, a equipa liderada por Miguel Ferrer tem participado em inúmeros projetos para avaliar os parâmetros demográficos da Águia-imperial-ibérica e para mitigar os fatores não-naturais de mortalidade. Também participou na elaboração dos planos de recuperação da Águia-imperial e de reintrodução da Águia-pesqueira na Andaluzia.

 

 

José Rafael Garrido

 

José RafaeI Garrido trabalha na área de biologia da conservação há quase 20 anos, no Governo Regional da Andaluzia. Tem uma vasta experiência a trabalhar em estreita colaboração com os órgãos públicos relacionados à gestão ambiental e com a sociedade civil, especificamente com conservação da vida selvagem.


Tem vindo a desenvolver e implementar os Planos de Ação de Espécies Ameaçadas, como a Águia-imperial-ibérica, a Águia-pesqueira, o Pato-de-rabo-alçado (Oxyura leucocephala) ou a Pardilheira (Marmaronetta angustirostris), entre outras espécies. José Rafael Garrido tem também trabalhado em estratégias de conservação ex-situ, especialmente nos programas de reprodução em cativeiro e programas de reintrodução bem-sucedidos de Águia-imperial, assim como na monitorização das populações reintroduzidas de Águia-pesqueira.

 

 

Márton Árvay

 

 

Márton Árvay trabalha com a MME Birdlife Hungary no projeto LIFE Pannon Eagle. Este projeto visa aumentar a população da águia-imperial-oriental (Aquila heliaca) na região biogeográfica da Panónia, diminuindo a mortalidade não-natural.

 

Anteriormente, trabalhou no Parque Nacional Danúbio-Ipoly, no centro da Hungria, em projetos que tinham como espécies-alvo outras aves de rapina, como a coruja-das-torres, a águia-de-cauda-branca (Haliaeetus albicilla) e a águia-cobreira.

 

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS/APRESENTAÇÕES:

 

Este Seminário incluirá comunicações sobre os seguintes tópicos:

1) Conservação de aves de rapina incluindo medidas de gestão de habitat
2) Seguimento remoto e conservação de aves de rapina
3) Tratamento e recuperação de aves de rapina
4) Linhas elétricas e o perigo de eletrocussão
5) Uso ilegal de venenos
6) Educação, sensibilização e envolvimento de partes interessadas
7) Outros temas relevantes para a conservação das aves de rapina


O Seminário terá apresentações de oradores convidados e comunicações orais e escritas (formato póster) submetidas pelos participantes.


Está assim aberta a submissão de resumos para apresentações orais e pósteres. Os resumos deverão ser preparados em português* e inglês, utilizando o template em formato Microsoft Word disponível AQUI, e a submissão deverá ser feita através do email lpn.cea-castroverde@lpn.pt. Todas as informações sobre os resumos podem ser encontradas AQUI.

* Os autores que não dominem a língua portuguesa deverão submeter apenas o resumo em Inglês.


A avaliação e o processo de seleção dos resumos serão feitos pela Comissão Científica. As submissões serão avaliadas no prazo de um mês após a data limite de submissão e os participantes serão informados do resultado da avaliação da sua submissão por email.

 

A apresentação no Seminário dos trabalhos selecionados implica a inscrição de um dos autores ou orador AQUI.

 

Os resumos aceites serão incluídos no livro de resumos do Seminário, a distribuir pelos participantes e a disponibilizar posteriormente na Internet.


NOVO prazo para submissão de resumos: 30 de setembro de 2019

 

Comunicações orais:
- As comunicações orais (em português, inglês ou espanhol) terão um limite máximo de tempo de 15 minutos (seguir-se-á um momento de debate/questões após cada bloco de 3-4 apresentações).

 

Pósteres:
- Os pósteres deverão ser apresentados em português ou inglês e terão sessões de apresentação específicas durante as pausas para café.

 

 

INSCRIÇÕES


As inscrições no Seminário são gratuitas mas limitadas e obrigatórias. A inscrição inclui admissão no programa científico e cultural, materiais do Seminário e pausas para café. As refeições não estão incluídas.


A inscrição deverá ser feita através do formulário online (AQUI). Após a inscrição, os participantes irão receber a confirmação da sua inscrição via email.
 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

  • Paulo Marques (LPN)
  • Cristina Baião (LPN)
  • Liliana Barosa (LPN)
  • Hugo Lousa (LPN)
  • Rita Alcazar (LPN)
  • David Marques (CMCV)
     

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Paulo Marques

LPN - Liga para a Protecção da Natureza

 

Luis Palma

CIBIO/InBio, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado

 

Catarina Ferreira

Global Species & Key Biodiversity Areas Programme/European Regional Office
IUCN (International Union for Conservation of Nature)

 

João Paulo Silva

CIBIO/InBio, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado, Universidade do Porto e 

Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa

 

Nuno Pedroso
ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora e
FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

Ricardo Brandão

CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens/Associação ALDEIA

 

INFORMAÇÕES E CONTACTOS


Inscrições: AQUI


Novo prazo para submissão de resumos: 30 de setembro de 2019


Como chegar: PDF disponível AQUI


Onde dormir: consultar AQUI e mapa AQUI (PDF disponível AQUI)


Onde comer: consultar AQUI e mapa AQUI (PDF disponível AQUI)


Contactos e informações: 925068990 | 286328309| lpn.cea-castroverde@lpn.pt

 

 

 

Fique atento! Stay tuned!

 

Se pretender receber novidades sobre este Seminário, envie uma mensagem para lpn.cea-castroverde@lpn.pt.

If you want to receive the news about the Seminar, please send an e-mail to lpn.cea-castroverde@lpn.pt.