News  /  News  /  Escolas aderem a Redes de Custódia
News
Escolas aderem a Redes de Custódia
2018-03-31

Os Agrupamentos de Escolas de Mértola, Amareleja e Mourão aderiram às Redes de Custódia promovidas pelos Projetos LIFE Imperial e Saramugo: as escolas de Mourão são agora Guardiãs da Águia-imperial e as escolas de Mértola e Amareleja, para além de serem guardiãs desta ave de rapina, aderiram também à Rede de Custódia do Saramugo.

 

As atividades de educação ambiental com as escolas dos concelhos abrangidos pelas áreas de intervenção dos Projetos LIFE são uma peça fundamental nos trabalhos de conservação de espécies ameaçadas: através destas ações e deste público é possível, desde cedo, transmitir os valores de conhecimento e proteção da Natureza, utilizando espécies-bandeira como a águia-imperial e o saramugo.


Deste modo, vários são os Agrupamentos de Escolas que trabalham proximamente com os Projetos LIFE Imperial e LIFE Saramugo, permitindo a dinamização de variadas atividades, que vão desde apresentações e jogos em sala de aula a saídas de campo no habitat destas espécies. A estes Agrupamentos é feito o convite para adesão às Redes de Custódia dos Projetos, de modo a, por um lado, efetivar a colaboração já desenvolvida como “Guardiões” destes animais e, por outro, manter a proximidade para a realização de novas atividades, inclusive no período pós-LIFE.


Esta ferramenta está também ao alcance de escolas que, mesmo não sendo abrangidas pelas atividades específicas dos Projetos LIFE, pretendam desenvolver iniciativas relacionadas com estas espécies e os seus habitats.


Os Agrupamentos de Escolas de Mértola e Amareleja foram os primeiros a aceitar o convite e a tornarem-se Guardiões da Águia-Imperial e do Saramugo, tendo o Agrupamento de Escolas de Mourão também aderido à Rede de Custódia para a conservação da Águia-imperial-ibérica.


A LPN, através das equipas do LIFE Imperial e do LIFE Saramugo, agradece o interesse destes Agrupamentos de Escolas em desenvolver as várias atividades e de aceitarem o desafio de ser Guardiões de duas das mais ameaçadas espécies em Portugal.

Escolas aderem às Redes de Custódia