News  /  News  /  Medidas de fomento do coelho implementadas em Sto Aleixo
News
Medidas de fomento do coelho implementadas em Sto Aleixo
2018-09-23

Através da parceria estabelecida com a Junta da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, proprietária e gestora de caça de uma propriedade nesta freguesia, o LIFE Imperial iniciou a implementação de medidas de gestão concreta para fomento do coelho-bravo na ZPE de Mourão/Moura/Barrancos.

 

A redução dos efetivos populacionais das presas da águia-imperial, em particular do coelho-bravo, do qual está fortemente dependente, condiciona diretamente a distribuição da espécie, limitando as possibilidades de escolha do habitat de alimentação. Para além disso, o sucesso reprodutor dos casais é também afetado pela dificuldade em se alimentarem devidamente e em alimentar as crias, levando à ocorrência de casos de cainísmo (quando a cria mais velha ataca a(s) cria(s) mais nova(s) devido à escassez de alimento) ou de morte de crias por inanição. Em situações mais extremas, os casais podem mesmo não se reproduzir e mesmo abandonar os territórios.


Neste sentido, atendendo à escassez de coelho-bravo em zonas abrangidas por um dos territórios de águia-imperial na ZPE de Mourão/Moura/Barrancos e cujo casal tem apresentado um reduzido sucesso reprodutor, o LIFE Imperial, em parceria com a UF de Safara e Sto. Aleixo da Restauração, iniciou a implementação de medidas de fomento desta presa numa das propriedades desta Junta, através da construção de uma unidade de fixação de coelho. Esta estrutura, composta por vários marouços que providenciarão abrigo e proteção contra predadores e sementeiras para disponibilizar alimento, construída nas proximidades de um ponto de água e sujeita a restrições de caça no 1º ano, pretende ser um local que permita o alargamento da área de distribuição dos coelhos, por colonização natural através das áreas adjacentes onde ainda ocorre, que possibilite o aumento da sua sobrevivência aos restantes predadores e que facilite a criação de núcleos de maior densidade desta presa.


Os trabalhos continuarão nas próximas semanas, nomeadamente a realização da sementeira na época mais adequada.

Implementação de medidas de gestão em Sto. Aleixo